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domingo, 27 de março de 2011




“Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?” (Jr 8.22).

Gileade: A Igreja
• delg Gil’ad: “Região montanhosa”.
o Montanha:
Local de subida difícil.
Local de ar rarefeito.
Local de perigo de queda.
Local de isolamento
...mas local da presença de Deus.
...local de isolamento das influências sociais.
• Terra de riquezas espirituais: As chuvas do inverno permitiam a riqueza dos
bosques e pastos (é comparada ao Líbano, Jr 22.6). Ali abundavam plantas
medicinais e industrializáveis, que eram exportadas para a Fenícia (Gn 37.25; Jr
46.11 e Ez 27.17).
• Terra da tentação dos acomodados: Preferiram fica na confortável margem
leste do Jordão que entrar na Terra Prometida (hoje pertence à Jordânia). Muitos
estão na igreja mas não querem se envolver como os que estão trabalhando.
Apenas querem usufriuir do que os outros plantam, sejam nas ofertas, seja nos
serviços ministeriais e no uso dos dons espirituais.
• Terra para os corajosos:
“Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso,
volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo
vinte e dois mil, e dez mil ficaram”. (Jz 7.3).
• Poucas gerações depois de significar “terra para os acomodados”, Gideade passou
a representar a “terra dos corajosos”. Em Gideade não ficaram os tímidos nem os
medrosos. Deus não leva à batalha os covardes e medrosos. Deus leva aqueles que
querem vencer e destruir os seus inimigos.
• Terra para fartura o seu povo que para ali retorna:
“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que
castigarei o rei da Babilônia e a sua terra, como castiguei o rei da
Assíria. Farei tornar Israel para a sua morada, e pastará no Carmelo e
em Basã; fartar-se-á na região montanhosa de Efraim e em Gileade”
(Jr 50.18-19).
• Novamente através da profecia de Jeremias Deus mostra que em Gileade, depois
do cativeiro da Babilônia, há abundância para quem retorna.
O Bálsamo: O Sangue de Jesus
“Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se
realizou a cura da filha do meu povo?” (Jr 8.22).
• Era uma resina da árvore denominada styrax (que mede entre 2 e 14 metros e dá
flores brancas).
• Judá, por causa de seu pecado de idolatria, estava padecendo dores, que não
podiam ser curadas nem por médicos nem pelo bálsamo. Não tinha cura nem da
parte dos homens nem da parte de Deus.
• Judá tinha rejeitado tanto a Lei como os Profetas e, por isso, não tinha o bálsamo
espiritual para curar de seu pecado.
• Uso medicinal: Era usado pelos médicos para trazer cura a feridas. Cicatrizada
cortes e matava germes.
o “O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado” (1Jo 1.7)
• Uso aromático: A fragrância dos bálsamos daquela região era muito cobiçada
pelos mercadores, pois servia não apenas para medicamentos, mas também para
perfume, ungindo e perfumando os cabelos.
o “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo” (2Co 2.15)
• Uso para embalsamar corpos: Gileade era conhecida na corte de faraó, cujo
bálsamo era usado para cura pelos médicos e também para embalsamar corpos.
o O Sangue de Jesus nos faz herdeiros da vida eterna, à ressurreição dos
corpos quando da volta de Jesus, quando receberemos corpos
incorruptíveis.
o O Bálsamo de Gileade era para a morte, mas o nosso Bálsamo é para vida.
Jesus hoje te oferece uma vida abundante.
• Uso para unção sacerdotal: Os sacerdotes usavam especiarias importadas de
Gileade para serem queimadas nos sacrifícios que ofereciam aos seus deuses.
o O sangue de Jesus nos unge com a presença do Espírito Santo.
O médico de Gileade: Jesus
“Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se
realizou a cura da filha do meu povo?” (Jr 8.22).
• O médico de Gileade é Jesus Cristo e o bálsamo é o seu sangue.
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para
pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de
coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os
algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do
nosso Deus; a consolar todos os que chorame a pôr sobre os que em Sião estão
de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste
de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos
de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Is 61.1-3).
Este poder para libertar e curar foi conferido à Igreja, àqueles que vivem em
comunhão debaixo do poder de Deus. Jesus conferiu à Igreja a função de tratar as feridas
das pessoas. Deus espera isso de nós:
Conclusão:
A cura da filha do meu povo: Há doentes na igreja
“Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se
realizou a cura da filha do meu povo?” (Jr 8.22).
• O termo “filha de meu povo” aponta para a fragilidade e total dependência da
mesma para ajuda e proteção de Deus.
• Mas nem isso garantia a ela alívio para seus sofrimentos, pois rejeitara a Deus.
Permanecia sem bálsamo, enferma e a caminho da morte... apesar de dispor do
bálsamo.
• Pessoas na igreja precisam ser curadas, pois padecem, como “crentes sem fé”.
• Este Médico de Gileade está, hoje e aqui com o seu Bálsamo, para curar a sua
ferida mais profunda. Venha, “filha de seu povo”, ser curada por Deus.



Sermonário do Rev. Martinho Lutero Semblano
Igreja de Nova Vida da Tijuca (Rio de Janeiro)
www.novavida.org.br

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